Hoje em dia, este conceito de educação para todos está, cada vez mais, a ser valorizado. O Estado é que infelizmente não dispõe de todos os meios necessários (económicos) para prestar este tipo de educação.
Tive um exemplo quando andava na escola primária: Tinha uma menina na sala que tinha Trissomia 21 e na sala, para além da nossa professora, tinhamos uma professora auxiliar que estava sempre presente e ao lado da menina. Essa menina brincava connosco e estava sempre conosco, mas se não fosse essa professora auxiliar a menina, chamada Raquel, nunca iria conseguir alcançar os mesmo objetivos que nós.
Catarina Cabrita
Catarina Cabrita a 28 de Novembro de 2012 às 11:14
É importante o conceito de "inclusão", pois se houver a integração da criança em toda a turma, e mesmo em toda a escola, a criança estará mais desenvolvida e mais apta para a realidade. Esta inclusão tmabém é benéfica para a auto-estima da criança porque se ela for posta de parte, ela irá sertir-se triste e diferente, e não é isso que queremos!
Catarina Cabrita
Catarina Cabrita a 2 de Dezembro de 2012 às 18:28
A educação inclusiva impõe um olhar sobre todos os alunos, pois qualquer criança, em algum momento da sua vida, pode ter dificuldades na sua aprendizagem. Proporciona uma educação de qualidade, quer em termos de participação e envolvimento, quer a nível de resultados. Devem ser criadas estratégias no processo educativo que proporcionem uma real igualdade de oportunidades a todos os alunos. A escola e os professores têm um papel crucial em adequarem o currículo, e essa intervenção deve ser estruturada e flexível, acessível a todos os alunos, através de uma gestão colaborativa e participativa. É bastante importante o envolvimento das famílias e da comunidade, criando-se relações de confiança mútuas e recíprocas, que visam o conhecimento das realidades locais, que são também as dos alunos.
Andreia Ribeiro a 2 de Dezembro de 2012 às 20:36
A educação especial é uma iniciativa cada vez mais fluente na atualidade, verifica-se que cada vez mais as escolas olham para as crianças de maneira a que seja possivel apoiar-se, desde cedo, as suas necessidades, pois qualquer um pode ter problemas de aprendizagem.
Catarina Simão a 5 de Dezembro de 2012 às 11:07
O conceito de inclusão escolar é de extrema importância não apenas para as crianças portadoras de deficiência, mas também para as crianças ditas "normais" que, ao longo do seu percurso escolar terão a oportunidade de lidar com crianças diferentes.
No próprio processo de intervenção de profissionais especializados, a interação que a criança estabelece com os seus pares é de extrema importância nesta intervenção.
Ao longo da minha vida, tive a oportunidade de, primeiramente fazendo parte de turmas em que havia crianças com defeciência (trissomia XXI) e, posteriormente intervindo junto de crianças com variadas perturbações, e verifiquei que da parte dos colegas há uma grande preocupação em auxiliar e integrar estas crianças.
Anónimo a 18 de Dezembro de 2012 às 11:47
Felizmente estamos a avançar em alguma coisa nesse país, a modificar mentalidades de muitas pessoas no país acerca deste tipo de ensino.
Este tipo de ensino é que para mim é extremamente correcto, visto que todas as pessoas tem direito a uma educação para ter competências para o futuro.
Sofia Dias a 18 de Dezembro de 2012 às 18:02