Este ano, à semelhança do ano passado, nove das dez escolas com melhor média são privadas, enquanto que entre as que apresentam piores médias estão sete públicas e três escolas portuguesas no estrangeiro (que têm estatuto de privadas).


Assim, o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, é o que consegue a melhor classificação: uma média de 14,82 valores em 394 exames. A primeira pública volta a ser, tal como em 2009, o Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian, em Braga, no quinto posto, com uma média de 14,24 valores, mas apenas em sete exames.

 

Nesta tabela, as dez escolas com melhor média são todas privadas e nove são nos distritos de Lisboa ou do Porto e a restante em Coimbra.

 

Tendo em consideração este critério, a Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, passa a ser a melhor pública.

Nesta classificação, cinco das dez escolas com pior desempenho são nas regiões autónomas: duas na Madeira e três nos Açores.

 

Espanhol (iniciação-bienal) obteve, tal como no ano passado, a melhor média, com 14,84 valores, seguido de Inglês (continuação-bienal), com 14,55. Já o exame de Física e Química A, com apenas 8,49 valores, registou mais uma vez a pior média.

 

Por distritos, Coimbra obteve a melhor média na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, com 11,118 valores, batendo por centésimas Lisboa (11,115 valores) que no ano passado tinha liderado esta tabela.

 

Quanto às médias por sexo, as raparigas obtiveram uma média melhor: 10,86 valores contra os 10,53 alcançados pelos rapazes.

 


publicado por Curiosos às 09:43