As crianças e a água
Na alimentação do seu bebé, especialmente na preparação de biberões e papas, deve ter em conta o tipo de água que vai utilizar. Para isso é recomendável a utilização de uma água com uma mineralização muito débil, já que ao ser fraca em sais não altera a composição dos leites em pó. Este tipo de água também é o mais conveniente para se beber, já que a sua baixa concentração mineral não sobrecarrega os rins do seu bebé. Para além disso, entre as inumeráveis vantagens, as águas minerais não necessitam de ser fervidas, mas é muito importante manter uma boa higiene na hora de preparar a comida: lave bem as mãos, os biberões e também as tetinas.
As águas engarrafadas são todas iguais?
As águas engarrafadas podem ser distinguidas em três tipos de água: águas preparadas, águas da nascente e águas minerais naturais. Só estas últimas é que têm uma composição mineral equilibrada e constante e, dessa forma, podem indicar esse nome nas suas etiquetas.
O que diferencia estas águas das outras é a sua natureza mineral e a sua pureza original, já que a sua origem subterrânea protege o aquífero de contaminações químicas ou bacterianas. No entanto, nem todas as águas minerais são iguais, distinguem-se em vários tipos de água mineral natural:
- Águas de mineralização muito débil: resíduo seco até 50 mg/l
- Águas de mineralização débil: resíduo seco até 500 mg/l
- Águas de mineralização forte: resíduo seco superior a 1500 mg/l
A água de mineralização muito débil é a mais adequada para os recém-nascidos e para os lactentes: é a melhor para dissolver o leite em pó, já que não altera a sua composição e é a mais conveniente para beber (devido à baixa concentração de sais que não sobrecarrega os rins da criança).
Qual é a água mineral ideal para os lactentes?
É importante observar a etiqueta com a informação referente à composição analítica da água, fixando-se na mineralização muito débil, nas quantidades de sódio, de nitratos e flúor.
De acordo com os especialistas em pediatria, atendendo aos principais componentes das águas minerais, a água ideal para o lactente deve ser:
- De mineralização muito débil (<50 mg/l)
- Deve conter menos de 0,3 mg/l de flúor
- Deve conter a mínima quantidade possível de nitratos (<25 mg/l)
- Para os bebés com menos de 6 meses de vida, menos de 25 mg/l de sódio, e se tem entre 6 meses e um ano, menos de 50 mg/l
Comprove sempre a etiqueta das garrafas de água mineral e escolha aquela que cumpra todos estes requisitos.