A educação escolar deve começar muito antes dos 6 anos de idade


A Educação Infantil é uma fase essencial da aprendizagem. Já nessa fase a criança deve entrar em contato com o conhecimento. As creches ou escolas de Educação Infantil não devem ser simplesmente “depósitos de crianças”.

A escola é o lugar onde acontece a transmissão de conhecimento e as escolas de Educação Infantil não devem fugir desse papel.

Jean Piaget nos fala que desde o nascimento até o 18º mês de vida, a criança busca adquirir controlo motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam.

Quando lemos histórias para crianças de 1 ano, por exemplo, já a estamos alfabetizando. No estágio pré-operatório, que dura do 18º mês aos 8 anos de vida, a criança busca adquirir a habilidade verbal.

Filhos de pais analfabetos têm mais dificuldade de se alfabetizar do que crianças que vivem em ambientes que estimulam a leitura e a escrita.

Devemos estimular ao máximo as crianças, com atividades lúdicas que proporcionem a construção de diversas áreas do conhecimento. Quanto mais estimulada for a  criança, mais estimulação cerebral ela formará. E quanto mais nova for a criança mais facilidade ela terá em ser estimulada.

Devemos, porém, ter muito cuidado para não sobrecarregar as crianças com atividades, gerando, ao invés da aprendizagem, um grande stresse, rompendo dessa forma, o elo com a aprendizagem.


publicado por Curiosos às 10:29