Teatro infantil: uma boa terapia

As peças de teatro infantil podem ajudar as crianças a encontrar soluções para fazer frente às suas carências afectivas. Daí a importância de companhias de teatro como a «Magia e Fantasia», um grupo de actores que faz adaptações de contos de fadas com a ajuda da psicóloga Cristina Freire.

«As mensagens têm de ser simples e claras, porque até uma certa idade só existe o bom e o mau», explica esta especialista, que dá orientações tendo em conta a forma como as crianças constroem o seu imaginário nas diferentes idades.
Assistir a uma peça teatral pode, muitas vezes, servir de terapia, pois, «para as crianças que estão a passar por um mau momento vão, através do conto de fadas, conseguir encontrar soluções adequadas, numa linguagem que conseguem compreender, sem que tenham de aceder à consciência», esclarece Cristina Freire.

Isto acontece porque estas histórias costumam ter uma componente trágica, como a morte da mãe ou a rivalidade entre irmãos, enredos que costumam terminar com um fim feliz e que deixam alguma esperança nestas crianças que têm problemas de afectividade.


publicado por Curiosos às 09:09