“A estabilidade e qualidade do ensino superior nacional encontram-se efectivamente comprometidas quando, por razões orçamentais, são dispensados professores convidados, bibliotecas e salas de estudo fecham mais cedo, obras de manutenção não são realizadas, material de laboratório não pode ser adquirido, investimentos necessários são abandonados ou adiados”

 

  Nesse documento, as associações académicas aproveitam também para sublinhar a manutenção de problemas para os quais vêm alertando nos últimos anos. Muitos estudantes “continuam a atravessar um momento muito difícil”, dizem, sublinhando que em 2013 o apoio social “continuará a ser insuficiente para dar resposta às carências económicas de muitos estudantes do ensino superior”.

 

Este fenómeno tem levado a um aumento do abandono escolar, algo com que a tutela e as universidades não têm demonstrado preocupação, apontam. A monitorização “é inadequada e insuficiente”, não existindo em muitas instituições mecanismos de resposta adequados.

 

Os estudantes lembram ainda que o limiar de ilegibilidade para as bolsas de estudo é “consideravelmente baixo”, uma limitação que faz com que apenas os muito pobres possam ter acesso a um apoio do Estado para estudar no ensino superior.




publicado por Curiosos às 09:12