Rodrigo precisa de um transplante!!!

 

 

O Rodrigo sofre de leucemia e necessita de um transplante de medula óssea. Por ele, muitos são os que se têm inscrito como dadores, o que já é uma grande vitória, pois como o Rodrigo há muitos outros doentes em lista de espera. Mas o que é a leucemia?
Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células, conforme o organismo delas necessita. Quando as células envelhecem, morrem e novas células tomam o seu lugar. Por vezes, este processo ordeiro corre mal. Formam-se novas células quando o organismo não precisa delas, e as células velhas não morrem, quando deviam. A leucemia é um cancro que tem início nas células do sangue. Nas pessoas com leucemia, a medula óssea produz glóbulos brancos anómalos; estas células anómalas são células de leucemia. No início, as células de leucemia funcionam quase normalmente. Com o tempo, ultrapassam, em número, os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Torna-se, assim, difícil o sangue conseguir realizar a sua função.

Por isso, é MUITO IMPORTANTE a inscrição como dador de medula, mas também a doação de sangue, pois estes doentes precisam de transfusões por vezes diárias de sangue e plaquetas!

 

A partir deste link podem conhecer um pouco este menino tão especial:

http://www.youtube.com/watch?v=WOJSDv8a_co

publicado por Curiosos às 09:50